quinta-feira, 24 de março de 2022

entrevista com a psicóloga Isadora Predebon




 mensagem na garrafa


 se você nunca provou

da cachaça do meu bar

paraíso você jamais

            vai encontrar

 

mesmo que tenha cobra

aranha percevejo marimbondo

o sabor é inigualável

               que embeleza o paladar

 

Bracutaia

Poemeto encontrado dentro de uma garrafa à beira mar na praia de Gargaú no ano de 2021

www.fulinaimargem.blogspot.com

 

Metáfora

meta dentro
meta fora
que a meta desse trem agora
é seta nesse tempo duro
meta palavra reta
para abrir qualquer trincheira
na carne seca do futuro
meta dentro dessa meta
a chama da lamparina
com facho de fogo na retina
pra clarear o fosso escuro

                                EuGênio Mallarmé

www.personasarturianas.blogspot.com


por onde andará macunaíma?


Movimentos


Das Arcádias trago
os seios da senhora  Madona
Medusa a Monalisa
os mamilos de Vênus
as cochas de Afrodite
Zeus meu pai - acredite
o desejo desse beijo
em um tempo que não foi
no teu corpo minhas lavras
palavras – alguma ilha
na parábola de nós dois

ouço a música nesse disco estrangeiro
e essa musa tem um que de Guanabara
no silêncio ela ri da nossa cara
a flor do mangue agora mora
onde era água e no seu leito jorra lama
por sua boca desdentada peixe podre
como uma Angra no poema a carNAvalha
o sal da terra naturalismo onde supunha
eco sistema não interessa ao mato grosso
o agro-negócio só quer saber de criar bois
e o simbolismo da escrita é só metáfora

a concretude o modernismo vem depois

 

Pastor de Andrade

www.braziliricapereira.blogspot.com

 

poema de 7 patas
para pisar a amargura
e extirpar de vez
o pus dessa gangrena


Entrevista com a Psícóloga Isadora Chiminazzo Predebon, parceira nas minhas investigações sobre Psiciologia para o meu trabalho com Teatro


Artur Gomes
- Formado o tripé: psicologia psicanálise filosofia, de que forma você acha que poderíamos utilizar conhecimentos dessas áreas em Laboratórios de Teatro?


Isadora Predebon - Se partirmos do pressuposto que a Psicologia e a Psicanálise também têm algumas de suas bases de inspiração e influência na filosofia e também na arte, seja para explicar seja como metáfora, os laboratórios de teatro podem ser contemplados no que tange às particularidades do indivíduo. Em outras palavras, quero dizer que podemos pensar no seguinte sistema: persona-personalidade. Em que sentido? A partir do momento em que compreendemos que a palavra personalidade também se originou da palavra ersona” nos teatros da Grécia Antiga, para representar diversos personagens e suas particularidades, isto é, a sua individualidade, sua personalidade e, possivelmente, também sua identidade.

Hoje, não precisamos mais utilizar de máscaras para a identificação e diferenciação, mas o teatro, como qualquer outra atividade, é influenciado pelo tempo-espaço-evolução. Se hoje homens e mulheres habitam o mesmo espaço no teatro, assim como outros públicos, a interpretação deve tornar o personagem tão humano (de dar vida, mesmo) que se pareça com alguém que conhecemos. Mas e como fazer isso? Não sei como funciona uma oficina de teatro propriamente dita, contudo, penso que a observação de pessoas ou coisas seja um ponto muito interessante para explorarmos o que cada pessoa tem de único no mundo e o que tem de semelhante, o que pode ser levado para um personagem, por exemplo.

As idiossincrasias do comportamento e personalidade de cada um. Outro ponto importante é ler - livros, jornais, revistas, entre outros - se inspirar e agir como se imagina que o outro agiria. Ver filmes e produções audiovisuais. Compreender a história, os termos, os conceitos. Inspirar-se e construir, diferente de reproduzir algo pronto, é imprimir quem eu sou no personagem, torná-lo único e insubstituível.

Artur Gomes - A poesia levou você a ser psicóloga ou a psicologia te fez aproximar da poesia ?

Isadora Predebon - As duas entraram em momentos diferentes em minha vida. Lembro que quando criança me encantava mais com os livros de poesia do que outros. Acho que a paixão do poeta em sua poesia sempre me chamou mais atenção, assim como as brincadeiras com as palavras. Quando estava no quinto ano do ensino fundamental precisei escolher um livro para fazer uma análise para a aula de Língua Portuguesa e escolhi um livro do Mário Quintana, para mim fazia mais sentido, porque poesia para mim tem a ver com sentimento e emoção. Não que outras formas de escritas não tenham isso, obvio que tem, mas na poesia sinto que a entrega é diferente...

Quando criança também me encantava com coisas que hoje compreendo dentro do campo da psicologia, mas na época isso não tinha nome ainda para mim. As minhas preferências, identificações foram me levando pouco a pouco até a psicologia.

Fui entender o que fazia uma psicóloga com uns 10 anos de idade, antes disso, falava que, por exemplo, queria ser médica que ajudasse pessoas também com os sentimentos delas a se sentirem melhor não só fisicamente. Eu me referia a isso por, em primeiro lugar, não querer lidar com agulha e sangue (meu pavor), mas ainda entender que as pessoas podem ser tratadas de diferentes formas e, em segundo lugar, ter sido apresentada ainda criança à medicina homeopática e ter me identificado com o trabalho da médica (que é minha médica até hoje e a tenho com muito carinho).

Enfim, aos poucos fui percebendo que várias identificações foram me levando a conhecer a psicologia e a me encantar por ela a ponto de escolher como área de estudo e profissão. Por isso, acredito que a poesia e a psicologia entraram separadamente, mas como muitos teóricos da área falam: a arte antecede a psicologia, sem ela não explicaríamos algumas coisas, pois ela nos faz refletir. e criar. Por isso, precisamos de arte, de contextualização histórica, de poesia, de cinema e entre outros.

Artur Gomes
- Por quê e Quando começou a se interessar por psicologia e definiu que o seu futuro profissional seria esse?

Isadora Predebon
- De certa forma, a Psicologia me reaproximou da arte (no sentido geral). Por um tempo acreditei que não tinha habilidades criativas para isso, talvez por me comparar com outras pessoas (o que não é correto, mas fui entender isso com 20 anos). Com o tempo entendi que não importa onde estamos, a cultura e arte vão estar presentes tanto quanto o ar que respiramos e não temos como fugir dela e o melhor é sentar, pegar uma pipoca e assistir um filme e se deixar tocar por ele; ler um livro e refletir sobre o que se leu; parar um tempo e se deixar apaixonar pela paixão do poeta; se deixar apaixonar pela pintura do artista-plástico ou pela obra do escultor... Não podemos controlar o que sentimos, mas podemos refletir sobre como somos tocados pela arte, seja ela qual for. E ainda, enquanto psicóloga, analisar o que aquilo está sendo dito e apresentado (mas aí, o negócio é até mais amplo!). 



Ong Beija Flor – Casa da Solidariedade

Rua Ari Parreira, 26 – Barra Velha – Gargaú – São Francisco do Itabapoana-RJ – 28230.000

Biblioteca Bracutaia

Inauguração Dia 1 de maio – a partir das 17h

com apresentação da Cia Desafio de Teatro

leia mais no blog

https://fulinaimamultiprojetos.blogspot.com/2022/03/biblioteca-bracutaia_22.html


Artur Gomes

Fulinaíma MultiProjetos

fulinaima@gmail.com

Coletivo Macunaíma De Cultura

www.coletivomacunaimadecultura.blogspot.com

(22)99815-1268 – whatsapp



Fulinaimicamente – TransPoÉticas

www.fulnaimicamente.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Múltiplas Poéticas

O olho azul do mistério   desço dos céus para beijar os lábios quentes da fera – desço, vejo dragões pastando na grama azul, incên...