terça-feira, 26 de abril de 2022

BraziLíricA Pereira - re-visitada



 BraziLírica Pereira Pereira

: A Traição das Metárofas

para Dalila Teles Veras

 

Re-Visitando

 

aqui

onde as coisas acontecem

agora estou

onde já estive

mesmo não estando

 

independente de onde esteja

me viaja pra Lisboa

pelas Ilhas da Madeira

e eu aqui de Madureira

me transporto em barco à vela

me transformo em aquarela

com poemas de Kandinski

mando um beijo pro Leminski

e me refaço na Pessoa


boca do inferno

 

por mais que te amar

seja uma zorra

eu te confesso amor pagão

não tem de ter perdão prá nós

eu quero mais é teu pudor de dama

despetalando em meus lençóis

 

e se tiver que me matar que seja

e ser eu tiver que te matar que morra

em cada beijo que te der amando

só vale o gozo quando for eterno

infernizando os céus

e santificando a boca do inferno

 

Artur Gomes

Do livro Suor & Cio – MVPB Edições – 1985 Musicado e gravado por Luiz Ribeiro  no CD Fulinaíma Sax Blues Poesia – Fulinaíma Produções - 2000


Barbato

 

é o barato da voz

a todo vapor

mesmo não sendo Gal

é Fatal o que me toca

enquanto fala

nada cala enquanto move

os músculos da boca

e as cordas na garganta

quando sonoriza o ar

mesmo se não canta

é música que me traz

dos teus martírios

quando extravasa teus mistérios

quantos

 

Federico Baudelaire

https://personagensarturianas.blogspot.com



Cabeça

Quando eu sofria dos nervos,
não passava debaixo de fio elétrico,
tinha medo de chuva, de relâmpio,
nojo de certos bichos que eu não falo
pra não ter de lavar minha boca com cinza.
Qualquer casca de fruta eu apanhava.
Hoje, que sarei, tenho uma vida e tanto:
já seguro nos fios com a chave desligada
e lembrei de arrumar pra mim esta capa de plástico,
dia e noite eu não tiro, até durmo com ela.
Caso chova, tenho trabalho nenhum.
Casca, mesmo sendo de banana ou manga,
eu não intervo, quem quiser que se cuide.
Abastam as placas de ATENÇÃO! que eu escrevo e ponho perto.

Um bispo, quando tem zelo
apostólico, é uma coisa charmosa.
Não canso de explicar isso pro pastor
da minha diocese, mas ele não entende
e fica falando: ‘minha filha, minha filha’,
ele pensa que é Woman’s Lib, pensa
que a fé tá lá em cima e cá em baixo
é mau gosto só. É ruim, é ruim,
ninguém entende. Gritava até parar
quando eu sofria dos nervos.

Adélia Prado

https://www.youtube.com/watch?v=UDVM69xCOI4



Cabras Mandacaru

 

assim como mata a sede do pobre,

mandacaru não perdoa a falsidade

dos covardes que só pensam em sugá-lo

que chegam pra usá-lo

e depois o condenam à morte!

assim a mulher mais simplória do nordeste

assim todo homem e cabra do agreste

não aceita mais mentira dos velhacos

que não olham pros barracos

das cidades do sul e sudeste

vá, volte pra casa rapaz

aqui nesses nossos currais

não tem chance pra sua peste

vá, saiba que ninguém tem dó

do seu caminhar tão só

você não sabe nem o que veste!

 

Paulo Celso Ciranda

https://soundcloud.com/.../cabras-do-mandacuru-paulo-ciranda



Fulinaima MultiProjetos

www.centrodeartefulinaima.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Múltiplas Poéticas

O olho azul do mistério   desço dos céus para beijar os lábios quentes da fera – desço, vejo dragões pastando na grama azul, incên...